Dieta detox: As verdades que nunca ninguém disse

Dieta detox é o termo da moda dos últimos anos, mas será que ela funciona mesmo? Nesse artigo você vai conferir todos os benefícios e as desvantagens desse tipo de dieta, além de aprender quais são os alimentos permitidos.

O que é dieta detox?

O objetivo da dieta detox é eliminar as toxinas que estão presentes em nosso organismo. São elas: gordura trans, sal em excesso, açúcar, gordura saturada, conservante, corantes e agrotóxicos.

Existe várias dietas detox, porem geralmente a proposta é manter o consumo de mil calorias por dia, além de consumir apenas líquidos nos primeiros dias. Em geral, pode ser feita por no máximo duas semanas, assim não é indicada para quem precisa emagrecer muito.

Dieta detox emagrece?

Qualquer dieta com baixa quantidade de calorias emagrece, com a dieta detox não é diferente. Por eliminar as toxinas, ela também ajuda no funcionamento do intestino e do estômago, assim a queima de gordura é maior.

Benefícios da dieta detox

A dieta detox elimina as toxinas e por isso faz com que o organismo funcione melhor. A perda de peso é uma consequência dessa limpeza, levando a redução da retenção de líquidos.

Como fazer dieta detox

A primeira fase consiste em consumir líquidos por três dias. São permitidos shakes, sucos e sopas caseiras. É proibido qualquer tipo de alimento industrializado e os sucos devem ser feitos com frutas orgânicas. O ideal é se alimentar a cada duas horas.

Nessa fase não é indicado praticar atividades físicas intensas, pois com a dieta de baixa caloria o corpo precisará de um tempo para se habituar a nova rotina. Na segunda fase é possível incluir alimentos sólidos, como cereais integrais, frutas e verduras orgânicas. A alimentação nunca deve passar de mil calorias.

São permitidos os seguintes alimentos: cacau em pó, mel, sal marinho, leite vegetal, vinagre, ervas frescas, azeite, linhaça, abacate, ovos caipiras, peixes e castanhas.

É proibido comer frituras, gorduras trans, alimentos processados, açúcar, café, sal, refrigerante, farinha, bebida alcoolica e qualquer tipo de alimento industrializado, com exceção do adoçante de stevia.

Vantagens da Dieta Detox

A vantagem da dieta detox é o estímulo para comer coisas saudáveis e naturais, assim a pessoa se acostuma a inserir esses alimentos no cardápio, mesmo depois do final da dieta.

Outra vantagem é a redução de alimentos ruins para o organismo. Alimentos gordurosos, com corantes e conservantes fazem muito mal ao corpo e pode desencadear uma séria de doenças.

Desvantagem

A principal desvantagem é poder ser uma dieta restritiva e de difícil adaptação. Além disso, a pessoa pode sentir fraqueza, tontura e muita fome nos primeiros dias.

Outras desvantagens é a necessidade de preparar os alimentos em casa para garantir que são adequados para a dieta. Para quem trabalha fora pode ser difícil se adaptar.

É necessário cuidar para atingir as mil calorias, pois dietas muito pobres podem ter o efeito contrário ao desejado, além de prejudicar a saúde.

A dica é procurar um nutricionista para construir um cardápio adequado para o seu estilo de vida considerando o seu objetivo.

Já conhecia a dieta detox? Deixe o seu comentário.

Comentários

comentários